Doar sangue é um ato de solidariedade que salva vidas, e nesta sexta-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Em Mato Grosso, mais de 10 mil pessoas realizam doações de sangue anualmente, conforme estimativa do Hemocentro, o único banco de sangue do estado.

Entre os muitos doadores, um advogado se destaca por doar sangue há 21 anos. Rogério Peres Bandeira contou ao g1 que sua primeira doação foi aos 20 anos, quando ingressou em um concurso em Mato Grosso. “Sou doador desde que comecei o concurso no estado. Comecei a doar na unidade de coleta de transfusão em Colíder e, quando me mudei para Cuiabá, continuei a doar no Hemocentro. Inicialmente, doava sangue total, depois passei a doar plaquetas e massas duplas conforme a necessidade”, relatou.

Segundo o Hemocentro de Mato Grosso, um homem pode doar até quatro bolsas de sangue por ano, com 450 ml sendo retirados em cada doação. Como Rogério doa há 21 anos, estima-se que ele já tenha doado mais de 37,8 litros de sangue. Cada bolsa pode beneficiar até quatro pacientes, o que significa que Rogério já ajudou a salvar mais de 300 vidas.

Além da doação de sangue, Rogério também doa plaquetas para pacientes com condições crônicas. De acordo com o Hemocentro, a doação de plaquetas é um procedimento menos invasivo e pode ser realizada até três vezes no mesmo mês.